7 de jun. de 2008

Questões da apostila (fundamentos sociológicos)

1. Em que tipo de situação social vive um eremita?

Um eremita ou ermitão é um indivíduo que, usualmente por penitência, religiosidade, misantropia ou simples amor à natureza, vive em lugar deserto, isolado. O local de sua morada é designado eremitério.

2.Cite dois exemplos de ambientes ou de grupos que contribuem ativamente para a socialização do individuo.

A família é um grupo privilegiado na socialização, uma vez que é ela que constitui a primeira fronteira do indivíduo com o mundo, não podendo também esquecer a importância que as creches pré-escolares têm vindo a assumir. Ainda assim, o grupo familiar não perde a importância, pois é nesta fase, quando a criança ainda é muito jovem que assimila uma grande parte da informação que a tornará socializada (ou seja informação acerca do funcionamento do mundo que a rodeia), mesmo que o faça inconscientemente e por via afectiva e emocional.

A escola vai ganhando o seu destaque, uma vez que é nela que o jovem passa a maior parte do seu tempo. A escola irá moldar o jovem de forma a que preferencialmente se torne um cidadão útil e integro, bem como será meio privilegiado para o contacto com pares.


3.Cite dois exemplos de contatos primários e dois de contatos secundários.

CONTATO PRIMÁRIO :
Família: (Onde há: simpatia, afeição, amor, lealdade, consideração)
Grupo de brinquedo: ( onde as relações são: espontâneas, informais, sentimentais, íntimas, pessoais, intensas, completas, relativamente permanentes, um fim em si mesmas)

CONTATO SECUNDÁRIO:

Cobrador: (Onde há atitudes de indiferentismo, falta de intimidade, de interesse pessoal.)
Vendedor: (onde as relações sociais são: premeditadas, formais, racionais distantes, impessoais, frouxas, fragmentadas, transitórias, antes meios para fins do que um fim em si mesmas)

4.Cite um exemplo de interação social que ocorre na familia.

Passeio em família no parque.

5.Explique a diferença entre interação social e interatividade.

A interação social modifica o comportamento dos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelecem entre eles. “Interatividade” é utilizada por muitos como sinônimo de interação, outros como um caso específico de interação, a interação digital.

6.Escreva um pequeno texto sobre a importância da televisão como meio de comunicação de massa.

A televisão tem o seu papel, que e muito importante nos tempos atuais ela é o principal meio de comunicação. Ela mantém as pessoas informadas. É concerteza o melhor instrumento para a manipulação do povo, seja ela política, religiosa ou para fins de consumo. mantém os indivíduos informados das coisas que acontecem no Brasil e no mundo através dos telejornais é uma ótima forma de entretenimento.

7.Escreva um comentário sobre " A greve de qualquer categoria profissional é uma situação de conflito entre patrões e empregados. Uma sociedade estável, organizada e democrática controla o conflito. Limita-o com regras. As negociações coletivas entre os trabalhadores e a indústria são exemplos de conflitos limitados. Uma grande parte do conflito é canalizada pelos tribunais. Encerrado o conflito, novas relações podem surgir". (R. Boudon & F. Bourricaud. Dicionário crítico de sociologia. São Paulo, Ática, 1993.)

A relação patrão e empregado é muito complicada.Deveria ser uma relação sadia mas infelizmente na maioria dos casos não é o que acontece.Quando o empregado se sente lesado ele procura meios para que o patrão melhores suas condições trabalhistas e aumentando seu salário .Alguns tentam resolver suas situações na justiça mas quando se trata de grandes empresas como empresas de transportes públicos são feitas greves (paralisações) para que assim os seus patrões resolvam mais rápido seus problemas.Mas quem acaba sendo prejudicado com isso é o trabalhador brasileiro que depende desse meio de transporte para chegar até seu local de trabalho.É preciso achar outro meio para se resolver esses problemas, é preciso aprender a conviver em sociedade.

5 comentários:

Unknown disse...

adoreeeeeeeeei
tudo q precisavaaa

Unknown disse...

Ameeeiii muito útil

Unknown disse...

Amei me ajudou muito

Unknown disse...

Parabéns. Me satisfez muito.👍

Unknown disse...

Obrigado🤗